Você sabia que a cada 100 pessoas, 17 já pensaram em suicídio? Dessas 17 pessoas, 3 realmente realizam a tentativa, sendo que apenas 1 pessoa chega efetivamente ao pronto-socorro. São dados preocupantes relatados pela Associação Brasileira de Psiquiatria.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Já ao que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos de numéricos, calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.
No Brasil, os casos passam de 12 mil, mas sabe-se que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Desse total, cerca de 96,8% estão relacionados a transtornos mentais, como por exemplo, depressão e transtorno bipolar. Esse cenário preocupante serve de alerta para que a saúde mental seja um tema importante para a saúde pública.
O que é o Suicídio?
“ O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. Também fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio. Uma pequena proporção do comportamento suicida chega ao nosso conhecimento. ”
Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina, 2014
Como a informação ajuda na prevenção ao suicídio?
A campanha do Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio – visa a conscientização, a desmistificação e prevenção do suicídio. É preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país.
Combater o estigma é salvar vidas e auxiliar a sociedade a compreender e identificar casos é a principal forma de ajudar os profissionais da área de saúde, familiares e amigos, principalmente no que se refere à busca por tratamento e instrução da população.
“ Os preconceitos sobre o comportamento suicida e o tabu relacionado ao tema vêm sido historicamente repetidos. ” (setembroamarelo.org.br)
A informação e o conhecimento empoderam para a desconstrução de mitos e tabus, e são os maiores aliados nessa luta!